No Paraguai, Mozilla Firefox terá versão em guarani

O Paraguai terá o primeiro navegador de internet no idioma guarani, o Mozilla Firefox, ou Aguara Tata, traduzido em guarani. O projeto foi criado e patrocinado pela Universidade Nacional de Assunção (UNA), em conjunto com a Secretaria de Políticas Linguísticas e o Mozilla Paraguai, que permitiu o acesso à internet pela população monolíngue, ou seja, que fala apenas o guarani.

“Normalizar o uso do guarani em âmbito tecnológico implica romper as barreiras do espaço do tempo, e é de suma importância para a vitalidade da língua”, disse Ladislaa Alcaraz, ministra da Secretaria de Políticas Linguísticas, durante lançamento oficial do navegador em guarani.

Para utilizar o navegador “Aguara Tata”, o internauta deve criar um perfil como usuário na página www.mozilla.locamotion.org e depois escolher o idioma guarani. Uma equipe da Faculdade Politécnica ficará encarregada pela revisão e correção das traduções.

A Secretaria de Políticas Linguisticas busca gerar espaços nas diferentes regiões do Paraguai, com o objetivo de incluir e promover os idiomas oficiais do país, como exige a Lei de Línguas.

País Bilíngue

Assim como o espanhol, o guarani também é o idioma oficial do Paraguai. Estima-se que 40% da população do país seja monolíngue guaraní, ou seja, fale apenas o idioma herdado pelos indígenas. Mesmo aqueles que falam o espanhol em primeiro lugar, também entendem o guarani, que é ensinado de pai para filho e nas escolas. Uma pesquisa revele que quase 90% da população paraguaia fale os dois idiomas oficiais.

Sair da versão mobile