Brasileiros denunciam extorsão por policiais paraguaios

Um grupo de brasiguaios foi até a delegacia da Polícia do Alto Paraná, em Cidade do Leste, para prestar uma queixa contra policiais que teriam cobrado propina de um grupo de brasileiros que viajavam até a cidade de San Alberto. Segundo os colonos brasileiros residentes no Paraguai, familiares que moram no Brasil são constantemente extorquidos pelas autoridades vizinhas, cada vez que percorrem as rodovias paraguaias.

Os brasiguaios informaram que os policiais montam controles na rodovia conhecida como Supercarretera, em direção à Hernandárias, aonde chegam a cobrar entre R$ 300 e R$ 400. na maioria das vezes, as autoridades vizinhas questionam a falta de equipamentos nos carros brasileiros, como por exemplo extintor de incêndio.
Os colonos brasileiros foram até a delegacia acompanhada de um representante da Coordenadoria Agrícola do Alto Paraná, Ruben Sanabria, onde foram recebidos pelo chefe da polícia, Adalide Brizuela.

Sanabria informou que são muitas as queixas de estrangeiros que visitam familiares com residência no Paraguai e que são extorquidos pela polícia a cada cinco quilômetros. “Mesmo estando com os documentos dentro da lei, procuram algum motivo para tirar dinheiro”, disse o representante, denunciando ainda que em Hernandárias são instalados controles policiais com o propósito de extorquir motoristas de carros com placas brasileiras.

“Vieram nossos amigos e parentes do Brasil para nos visitar, mas acabaram pedindo socorro após a voracidade dos policiais, que pediam corda e extintor. Mas os brasileiros não entendiam exatamente o pedido”, disse o brasiguaio Paulo José Dasilva, que mora no Paraguai há mais de 20 anos. Segundo ele, o grupo de turistas ainda foi atacado verbalmente para que pagassem uma quantia em dinheiro para continuar a viagem.

Para evitar que outros abusos voltem a acontecer, os brasiguaios agora preferem vir até Foz do Iguaçu e esperar os visitantes, para juntos possam ir até o destino final, como San Alberto e outras cidades do norte do Departamento.

O colono disse também, que entre o grupo de brasileiros estavam empresários dispostos s investir no Paraguai, mas por causa dos abusos e corrupção da Polícia Nacional, disseram estar decepcionados.

Por, Diário Vanguardia,
Tradução: Dante Quadra

Sair da versão mobile