Campanha mundial combate a violência contra as mulheres

violencia

Mônica Nasser

Começa na próxima segunda-feira, 25, em Foz do Iguaçu, uma extensa programação que envolve a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Atualmente, ela acontece em mais de 150 países e envolve vários estados do País.

O objetivo da campanha é reafirmar o posicionamento contra toda forma de preconceito, discriminação e opressão, objetivando a prevenção e o combate de todas as formas de violência contra as mulheres. O dia 25 de novembro é o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher.

Em Foz, a cerimônia de abertura da Campanha será às 20h, na Praça da Paz . O evento que contará com diversas atividades é encabeçado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Foz do Iguaçu, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Família e Relações com a Comunidade e a Rede de Atendimento as Mulheres Vítimas de Violência.

“Lei Maria da Penha não inibiu a violência”

Com 24 anos de atuação em defesa dos diretos das mulheres e pela emancipação da mulher, a União Brasileira de Mulheres atua em Foz do Iguaçu há três anos e apóia o evento. Para Maria José, ativista que faz parte do grupo, a Campanha é muito importante e expõe as dificuldades sobre a questão. “A Lei Maria da Penha não inibiu a violência da forma que deveria ser feita. Falta muita aparelhagem para isto, a questão do Judiciário é machista. Temos uma Delegacia da Mulher que não é exclusiva em Foz do Iguaçu, mas que atua também na área turística, além da falta de funcionários”, ressaltou.

A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres foi criada em 1991, por 23 feministas de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), localizado nos Estados Unidos.

Trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos das mulheres.
Internacionalmente, a campanha começa no dia 25 de novembro (Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres) e termina no dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos).

 

 

Sair da versão mobile