Policial civil é preso após operação da PF

A Polícia Federal realizou na quinta-feira, 21, a Operação denominada Mymba Kuera, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas na área compreendida pelos municípios de São Miguel do Iguaçu/PR, Santa Helena/PR, Itaipulândia/PR, Missal/PR e Medianeira/PR.

Na parte da manhã foram cumpridos 18 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão nos municípios de Foz do Iguaçu/PR, Santa Terezinha de Itaipu/PR, Medianeira/PR, Matelândia/PR, Céu Azul/PR, Santa Helena/PR e Lapa/PR, em cumprimento a decisão do Juízo da Vara Criminal da Comarca de Medianeira/PR.

Após seis meses de investigação foram identificados três grupos criminosos cujos integrantes articulavam-se entre si e se dedicavam a remessa de drogas para diversas regiões do país, sobretudo por meio da Rodovia BR-277. Alguns dos alvos também são suspeitos de terem participado de explosões de terminais de auto-atendimento de agências bancárias de municípios desta região de fronteira.

No decorrer da investigação, 33 pessoas foram presas em flagrante e foram apreendidas mais de 21 toneladas de maconha, quase 500 kg de produto químico utilizado para a diluição de cocaína, mais de 10.000 comprimidos de ecstasy, 69 kg de crack, 2,5 Kg de haxixe e medicamentos e anabolizantes avaliados em mais de R$300.000,00.

A operação foi batizada de Mymba Kuera em razão de tal expressão significar “pega-bicho” em tupi-guarani.

Segundo o delegado a Polícia Federal, Rodrigo de Campos Costa, um policial civil foi preso durante investigações da operação.

 

Sair da versão mobile