III Semana da Consciência Negra e Diversidade Cultural

Mônica Nasser

A III Semana da Consciência Negra e Diversidade Cultural, acontecerá de 27 a 29 deste mês, na UNILA.
O objetivo é discutir questões relacionadas à identidade, gênero e cultura. A programação do evento conta com mostra fotográfica e de vídeos, atividades culturais e três mesas-redondas. A participação é gratuita e aberta a toda a comunidade. As atividades ficarão concentradas na UNILA Centro, à exceção da primeira mesa de sexta- feira (29), que será no Colégio Estadual Monsenhor Guilherme, no centro de Foz do Iguaçu.

A III Semana da Consciência Negra integra as atividades que vêm sendo desenvolvidas na cidade junto ao Movimento Ketu e à Fundação Cultural de Foz do Iguaçu. “É um momento de reflexão sobre a população negra, que compõe mais da metade do país. Tivemos avanços, mas há muito que caminhar para que essa população consiga alcançar a igualdade plena de direitos, atingindo a cidadania plena. O processo de resistência segue”, colocou a pró-reitora de Extensão da UNILA, Angela Maria de Souza.

Programação

A abertura do evento será no dia 27, com inauguração da mostra fotográfica, às 14h, na UNILA Centro, e exibição dos documentários “Aristocrata Clube: a história do clube de resistência negra em São Paulo”, do Brasil, dirigido por Jasmin Pinho e Aza Pinho, e “Organización Negra: afro-colombianos na luta por melhores condições de vida”, da Colômbia, com direção de Juan Vargas Medina.

No dia seguinte (28), será exibido, às 14h, o vídeo “La Ultima Cena”, dirigido por Tomás Gutiérrez Alea. Às 19h, terá início a mesa de abertura com o tema “Mulheres Negras: questões de gênero”. As participantes serão Mãe Marina, Maria José Saad e Edinalva Julio. A mediação será da professora Angela Maria de Souza. A noite será encerrada com apresentações culturais.

Já no dia 29, destaque para outras duas mesas: “Educação e Relações étnico-raciais”, com a professora Jeruse Romão, que já foi consultora da UNESCO para assuntos de educação, e “Comunidades Quilombolas do Paraná”, com lideranças quilombolas e a professora Edimara Soares, da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade do Paraná. Na sequência, estão programadas apresentações culturais, como do grupo Afoxé, um dos parceiros do evento. ( Com Assessoria)

Sair da versão mobile