Plantio de árvores para memorizar vítimas no trânsito em Foz

Aconteceu na manhã de quarta-feira, 20, em Foz do Iguaçu, o último dia de programação do “Dia Mundial em Homenagem as vítimas de trânsito”. Desde segunda-feira, 11, várias ações aconteceram no município em prol à segurança e conscientização no trânsito.

Para fechar a programação, organizadores, autoridades e populares participaram da inauguração do “Campo amor eterno”. Várias árvores foram plantadas em homenagens as vítimas no trânsito. A ação aconteceu na Avenida Costa e Silva, entrada da cidade, em frente a sede da Guarda Municipal.

Organizador das ações, Gilberto Ivan dos Santo, explica que no primeiro momento foi feito o plantio de 25 árvores, formando um bosque no canteiro da avenida, – entre 10 autoridades e 14 famílias que registraram a memória de um familiar que perdeu a vida no trânsito em Foz -. Segundo ele, mais 25 árvores devem ser plantadas no inicio do ano que vem e assim ter continuidade. “Já basta das campanhas pontuais e sim partir para projetos e programas para redução da violência no trânsito”, disse.

A ação é uma forma de conscientização. Crianças de escola municipal e estadual visitarão o campo de plantio e terão palestras para conscientizar sobre o perigo no trânsito, tanto para os veículos, pedestres, ciclistas e outros. “Tem que partir da família o interesse para que seja feita o plantio”, explica Gilberto.

Conta o Diretor Superintendente do Foztrans, Paulo Tremarin, que desde quando assumiu o cargo, desenvolve campanhas de educação no trânsito. Ele realça que o objetivo é diminuir o índice de acidentes no município. Segundo ele, a cada 100 mil habitantes existem 46 vítimas do trânsito em Foz. “O normal no mundo é que cada 100 mil habitantes tenha 7 vítimas no trânsito. Essa ação é para que as famílias possam eternizar seus familiares que perderam a vítima em acidentes”, finaliza.

A Guarda Municipal através da secretária de segurança atua de maneira conjunta com o Foztrans, em ações preventivas e repressivas. O Diretor da Guarda Municipal, Cleomar Farias, explica que são realizadas blitz constantes e ações para educação no trânsito. Ele ressaltou as escolhinhas de trânsito que trabalham na parte de conscientizar os jovens. “O caminho para o sucesso é a conscientização e educação, porém, quando esse objetivo falha, infelizmente algumas pessoas só conseguem entender a imprudência através de autuação que reflete em dinheiro. Mas grande a maioria da população se conscientiza através de exemplos”, relata.

Autor do Projeto de Lei que apoia e formaliza no dia 17 de novembro em respeito e memória às vítimas de trânsito, o vereador Zé Carlos esteve no local e também teve uma árvore plantada com seu nome. “Esse projeto foi um pedido pessoal do casal que organiza essas ações, no entanto viabilizei o projeto e ele foi aprovado”, conta o vereador. Para ele, o importante é despertar na população a importância do respeito e conscientização no trânsito.

A Vice Prefeita, Inove Barofaldi também presenciou o ato. Ivone ressalta que o executivo acompanha a luta das pessoas que perderam familiares no trânsito, antes mesmo de ser eleita. “Muitas vezes, esses acidentes poderiam ser evitados e vamos trabalhar para isso. Quando eu vejo uma situação como essa, transformando a dor por amor, eu entendo que é necessário valorizar”, disse Ivone.

Programação

O plantio das árvores em memória as vítimas de trânsito fechou a programação do Dia Mundial em Homenagem a elas. A programação abriu com blitz educativa. Teve também a apresentação de vídeo durante sessão na Câmara de Vereadores e celebração na Paróquia Menino Jesus. No ano que vem as ações devem ter continuidade.

Sair da versão mobile