Agricultor familiar pode se inscrever para merenda escolar do Município

O fornecimento de legumes, verduras e frutas que serão usados na merenda escolar na rede municipal de ensino no próximo ano, será definido por meio de uma chamada pública. Os produtores que se enquadram na categoria de agricultor familiar, assim como as organizações e empreendimentos também familiar rural podem apresentar propostas. A chamada pública para aquisição dos gêneros alimentícios vai até o dia 5 de dezembro, quando serão abertos os documentos de habilitação.

O edital pode ser retirado no Departamento de Compras e Suprimentos, na Praça Getúlio Vargas, 280 ou pelo e-mail claudia.crac@pmfi.pr.gov.br. Nesta segunda chamada pública para aquisição dos produtos que reforçam a alimentação escolar serão adquiridos 147 mil quilos de gêneros alimentícios. O fornecimento iniciará em fevereiro, quando começa o ano letivo, nas 51 escolas municipais e 32 centros municipais de educação infantil – CMEIs.

A chamada pública é para o fornecimento de alface, abobrinha verde, banana caturra e prata, batata doce, beterraba, cebola, couve flor, cenoura, cheiro verde, chicória, couve, laranja, mandioca descascada, melancia, milho verde, pimentão verde, repolho verde, tomate, polpa de fruta, cuca, biscoito e pão caseiro e farinha de trigo integral.

A classificação será feita tendo como prioridade a seleção dos agricultores do município, se não aparecerem os fornecedores, virão na sequência os agricultores e empreendedores da região, de outros municípios do Paraná e outros estados. A compra direta realizada pelo município, faz parte do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que busca garantir uma alimentação escolar saudável. Por isso 30% dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento para a Educação (FNDE) são aplicados na compra de produtos da agricultura familiar.

A compra direta tem garantido produtos frescos e orgânicos no cardápio servido aos mais de 26 mil alunos da rede municipal da educação. As nutricionistas da Secretaria Municipal da Educação tem criado receitas utilizando esses produtos regionais, o que vem tendo boa aceitação nas escolas e creches, além de influenciar nos hábitos alimentares dos estudantes. Eles são incentivados a consumir porções diárias de legumes, verduras e frutas, gosto alimentar que estão levando para casa.

Outra vantagem é que com esse programa é possível evitar desperdícios. A escola ou creche controla a escolha e a quantidade dos alimentos que vão ser comprados. Tudo realizado de acordo com o consumo para que não haja sobra. Já para os agricultores é uma garantia a mais de renda para a família. Eles conseguem oferecer melhores preços, já que fazem a venda e entrega direta, sem a figura do atravessador, que fica com grande parte dos lucros.

Sair da versão mobile