Iguaçuense é campeão paranaense de xadrez pela terceira vez

O campeão paranaense de xadrez de 2013 é de Foz do Iguaçu. Hugo Zanotti Mendonça Caetano participou da última etapa dos Jogos Comerciários do Paraná, confirmando a conquista estadual. O evento organizado pelo Sesc-Fecomércio foi realizado no município de Caiobá. Agora, Caetano é o único enxadrista tricampeão paranaense vencendo a competição em 2010, 2011 e 2013. Para vencer o campeonato, o jovem de 21 anos precisou passar pelas fases municipal e regional, além da fase final que reuniu os campeões das fases regionais. No naipe feminino, a iguaçuense Bruna Kastner também teve uma brilhante participação e terminou o certame com vice-campeã.

Os dois enxadristas da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) participam de disputas oficias como Jogos da Juventude e Jogos Abertos do Paraná representando a cidade de Foz do Iguaçu. Apesar de jovem, Hugo, que é filho do coordenador de xadrez da SMEL e árbitro da Federação Internacional de Xadrez Pedro Caetano, tem um currículo invejável com participações em Sul-Americano, Pan-Americano e Universíade. “Comecei a aprender xadrez quando tinha cinco anos e via meu pai jogando. Hoje, já disputei competições na Argentina, Paraguai, Grécia e Rússia, mas continuo buscando o meu crescimento como jogador”, assegurou.

Ainda em 2013, Hugo Caetano participará de dois importantes eventos. De 22 a 30 deste mês ele estará em Cascavel, integrando a equipe masculina de Foz na 56ª edição dos Jogos Abertos do Paraná. No período de 12 a 15 de dezembro, Caetano disputará o 1º Open Brasil de Xadrez, evento que acontecerá em Foz do Iguaçu. “Restam duas competições e quero conquistar os melhores resultados possíveis para encerrar a temporada de forma altamente positiva”, afirmou Caetano.

Por AMN

Sair da versão mobile