Poloiguassu abre seleção para profissionais atuarem no Trilha Jovem

Por Daryanne Cintra

Os preparativos para a próxima edição do Projeto Trilha Jovem, promovido pelo Poloiguassu, já começaram. A primeira fase do programa é para a seleção de novos profissionais que buscam atuar em uma das áreas disponíveis no Trilha. Quem tiver interesse em compor o quadro, tem até o próximo dia 17 (domingo) para efetuar a inscrição via internet, através do site www.poloiguassu.org.

Conforme explicou a coordenadora geral do Trilha Jovem, Patrícia Menezes Dutra, as vagas são para a formação da equipe técnica e da equipe de educadores do programa. “A equipe técnica irá ajudar a compor e executar o projeto, já os educadores são aqueles que vão aplicar as aulas e oficinas para os alunos”, disse.

O processo de seleção desses profissionais será divido em três etapas de avaliação. “Um equipe irá analisar cada currículo, depois haverá um processo de dinâmica e por fim uma entrevista individual com os selecionados. A avaliação cabe tanto para a formação da equipe técnica quanto para os educadores”, explicou a coordenadora.

Nesse primeiro momento, serão ao todo oito frentes de trabalho dentro do programa. De acordo com Patrícia, a expectativa de jovens inscritos está entre 120 a 240 para o próximo ano. “Com base nesses números, deveremos ter ao todo cerca de 50 educadores para atender as oficinas do projeto”. Ainda como disse a coordenadora, a partir de janeiro, o cronograma de execução vai começar a ser divulgado.

Vagas do processo Seletivo

Equipe Técnica:
– Coordenador(a) Pedagógico (a);
– Assistente de Coordenação Geral e Pedagógico;
– Assistente Técnico;

Educadores:
– Comunicação em Inglês – ING
– Patrimônio Cultural e Natural – PCN
– Turismo e suas dimensões – TUR
– Projeto e Desenvolvimento Sustentável do Turismo – PDS
– Empreendedorismo – EMP
– Projeto de Excelência em Serviço – PEX
– Expressão em Diferentes Linguagens – LGG
– Prestação de Serviços em Turismo Receptivo – TRC
– Organização dos Serviços de Turismo e Atendimento – OTA

O Trilha Jovem

O projeto atua para a formação e inserção de jovens no mercado de trabalho. Podem participar meninos e meninas com idade a partir de 16 anos e até 24 anos. As aulas são gratuitas, tendo uma composição de 5 meses de atividades. As oficinas sempre acontecem no contraturno escolar, com atuação de aula presencial, sendo 4 horas por dia.

No Trilha Jovem o aluno passa por três etapas de formação. “Na primeira o aluno conhece o contexto e as informações gerais da área. Na segunda aplicamos os conteúdos técnicos e específicos, como gastronomia, alimentos e bebidas, hospedagem, turismo e atendimento. E na última etapa trabalhamos sobre a formação de um projeto de vida pessoal e profissional, para que o aluno tenha consciência da importância de atuar no mercado de trabalho”, disse Patrícia.

Em 2012, cerca de 90 jovens participaram do projeto, e uma média de 42% teve a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. O Trilha Jovem conta com o apoio da Itaipu Binacional, empresas privadas, serviço público e instituições.

Sair da versão mobile