FGV mostra que Clima de Negócios é mais favorável no Paraguai que no Brasil

Por Dante Quadra

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta quarta-feira (13) um índice de estudos econômicos mostrando o clima de negócios nos países da América Latina, Entre os países pesquisados, aparecem em uma situação considerada confortável para investimentos a Bolívia, Colômbia, Peru e Paraguai, ficando desde outubro no mesmo patamar favorável que já estava o Chile y Equador.

Pela análise, o Paraguai é o país com melhor clima para negócios, onde o indicador caiu de 7,3 pontos em julho, para 6,4 pontos em outubro, devido as dúvidas em torno de um imposto sobre a exportação de produtos agrícolas.

Depois do país vizinho aparecem o Peru, com 6 pontos, Colômbia, com 5,7, Bolívia, com 5,4, Chile, com 5,2, Equador, com 5,0, Brasil, com 4,8, Uruguai, com 4,8, Argentina, com 3,9 e por última Venezuela, com 1,0.
O clima otimista para os negócios na América Latina se manteve em outubro em 4,4 pontos, o mesmo nível de julho, mas ainda é o pior nos últimos dois anos.
Mesmo com a melhora nas expectativas futuras, a Fundação Getúlio Vargas mostra que os indicadores que compões o Clima Econômico permanecem a baixo da média histórica dos últimos dez anos, em uma área de evolução considerada desfavorável.

Já o Brasil, embora seja a maior economia da América Latina, permanece na zona considerada desfavorável nos últimos três meses, mas mostra uma fase de recuperação. O clima econômico brasileiro melhorou em outubro, mas o resultado não sugere a volta do otimismo que predomino no começo de 2013, quando o indicador de expectativas subiu 7,2 pontos.

Argentina e Venezuela permanecem com os piores indicadores nos últimos lugares da classificação.

Sair da versão mobile