Corpo de Bombeiros inicia nova turma para o curso de formação

Por Daryanne Cintra

A manhã desta segunda-feira (11) foi de atividade para os 20 novos alunos do ‘Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militares’, em Foz do Iguaçu. A aula inaugural aconteceu no auditório do quartel da Vila A, ministrada pelo Comandante da Capitânia Fluvial do Rio Paraná, Capitão de Fragata Luiz Fernando Bulsing. O tema da aula foi sobre ‘A importância do militarismo, a hierarquia e disciplinas nas instituições’. Além disso, a aula contou com a presença do Comandante do 9º Grupamento de Bombeiros Tenente-Coronel Marcos Antônio Jahnke, Oficiais e Praças da Unidade

Os alunos vão passar por conteúdos teóricos e práticos em nove meses, onde eles vão aprender a desenvolver atividades e habilidades técnicas, como salvamento, resgate e combate a incêndios. Ao todo, 17 homens participam do treinamento e três mulheres. Conforme explicou o Coronel Jahnke, essa é a primeira vez que mulheres entram para o Curso de Formação de Soldados, em Foz. “É uma satisfação receber esses novos alunos, pois serão militares que depois de formados, teremos à disposição da população. E a presença de três mulheres na corporação é um fato histórico. Já temos outras profissionais no quadro militar, porém essas vieram de outras regiões. As três novas, são frutos do município de Foz do Iguaçu e estão iniciando suas carreiras aqui na cidade”, explicou o coronel.

Ainda conforme disse o Coronel Jahnke, o tratamento das novas alunas será o mesmo dos demais soldados. “Elas serão submetidas a todas as instruções, procedimentos e treinamentos assim como os alunos homens. Não haverá diferença”, completou. Atualmente Foz do Iguaçu conta com 120 militares em serviço operacional e administrativo no município.

Sair da versão mobile