Exame da OAB revela qualidade das universidades estaduais

O curso de Direito da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Francisco Beltrão, obteve, em âmbito estadual, o segundo maior percentual de alunos aprovados no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Foram aprovados 18 dos 23 estudantes que chegaram à segunda fase, totalizando percentual de 78,26% de aprovação. O maior percentual de aprovação no Estado foi da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que chegou a 80,29%.

A Unioeste ficou em quinto lugar entre as universidades públicas do País. No geral, as universidades estaduais conseguiram média de aprovação de 64,28%, bem acima da média nacional de 28,7%. No Paraná, 7.995 pessoas se inscreveram para fazer o exame e 2.629 passaram da segunda fase. Isso corresponde à aprovação de 32,88% dos paranaenses inscritos.

O curso de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) em Jacarezinho também ficou entre as dez instituições de ensino superior do Brasil com maior percentual de aprovados no exame da OAB. O resultado de 78,13% de aprovação na segunda fase do processo destacou o curso da UENP em sexto lugar do Brasil em número de aprovações e terceiro no Paraná.

QUALIFICAÇÃO – A coordenadora do curso de Direito de Francisco Beltrão, Silvia de Freitas Mendes, enfatiza que o excelente desempenho, que vem se repetindo anualmente, se deve ao empenho conjunto de professores e alunos. “Nosso corpo docente está sempre buscando qualificação”, diz ela, acrescentando que todos os professores efetivos têm mestrado, além de dois doutores e cinco professores cursando o doutorado.

Em Jacarezinho, foram aprovados 25 dos 32 classificados na primeira fase. O reitor em exercício da UENP Rinaldo Bernardelli Junior afirma que o resultado confirma a excelência do ensino do curso na instituição. “A conquista é mais um motivo de orgulho para todos nós”.

Na lista das estaduais, estão a Universidade Estadual de Maringá (UEL), com 75,76%; Universidade Estadual de Londrina ((UEL), com 58,51%; e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com 52%. Apenas os campi de Marechal Cândido Rondon, da Unioeste, e Santo Antônio da Platina, da UENP, ficaram com médias menores por contarem com poucos inscritos e com calendário acadêmico diferenciado que não coincide com a data do exame. Estes campi conseguiram a aprovação, respectivamente, de cinco dos 18 inscritos e um dos 11 candidatos.

AEN

Sair da versão mobile