Construção de “Mini Itaipu” preocupa moradores de cidade paraguaia

Uma pequena hidrelétrica particular está sendo construída na colônia de Santo Domingo, no distrito de Santo Domingo, no sul do Departamento de Alto Paraná. A mini Itaipu, como está sendo chamada na região, preocupa os moradores vizinhos que temem a falta de água e danos ambientais, sendo que a usina está à 200 metros de várias nascentes de rios.

A represa é feita à base de terra compacta, com comportas, está sendo construída em uma área de cem hectares e dez metros de altura, que, segundo o prefeito local, possui licença ambiental e não oferece perigo. Quanto construída, um lago será formado na área.

Uma outra represa já havia sido construída, mas após fortes chuvas desmoronou, causando a cheia de um arroio. Como a estrutura da nova usina também é de terra, os vizinhos temem que uma enchente ainda maior aconteça.

Segundo o prefeito Ildefondo Santander, a obra não pode ser proibida. “Recebemos a denuncia verbal, notificamos a empresa construtora, que apresentou toda a documentação”, disse. O arquiteto Hugo Miranda, chefe municipal de Obras Particulares, disse que a estrutura é muito segura e que foi construída com base nas recomendações de um especialista em represas.

Sair da versão mobile