Posto do Lagoa Dourada já está em funcionamento


A recém inaugurada Unidade Saúde da Família no conjunto Lagoa Dourada, iniciou o atendimento na segunda-feira (4), às 7 horas. Antes mesmo da abertura para os pacientes o prefeito Reni Pereira estava no local, ele conversou com algumas pessoas que tinham consultas agendadas e também deu boas vindas ao médico plantonista e a equipe de enfermagem e auxiliares. A unidade vai contar com dois médicos do programa Mais Médicos, que estão apenas aguardando a emissão do registro provisório, pelo Ministério da Saúde, para começar a trabalhar.

A unidade que passou por uma reforma e recuperação da estrutura , que foi danificada por vândalos, foi inaugurada na última sexta-feira (1º.). O funcionamento deste posto de saúde era muito aguardado pelas famílias do Lagoa Dourada. Nesse início de funcionamento um médico plantonista está fazendo as consultas. Já a equipe de enfermeiros e auxiliares está responsável pelo acolhimento dos pacientes, triagem e serviços de prevenção. Doze Agentes Comunitários de Saúde, do Programa Saúde da Família, estão fazendo visitas domiciliares, fazendo ações de prevenção, educação e promoção à saúde.

Outro trabalho que foi iniciado na unidade de saúde, é o de odontologia. Nesse primeiro momento está sendo feito o levantamento de índices de cáries, na população que vai ser atendida pela unidade. De acordo com a coordenadora de Atenção Básica, da Secretaria Municipal da Saúde, Adriana Valadão, “a partir desses dados vamos planejar ações para garantir também a saúde bucal das pessoas da área de abrangência da unidade de saúde”.

Vão trabalhar nessa unidade um médico brasileiro, clínico geral, formado em Cuba e um argentino, que tem especialidade em pediatria. A expectativa é que nos próximos dias eles já tenham o registro provisório para começar a atuar. Eles coordenarão as equipe do Programa Saúde da Família. Além das consultas a toda a população eles serão responsáveis pelas ações de promoção à saúde, com a formação de grupos de prevenção à hipertensão, diabetes e pré-natal. A estimativa é que a nova unidade atenda entre 9 e 10 mil famílias do Lagoa Dourada.

AMN

Sair da versão mobile