Três pessoas presas pescando no período da piracema neste domingo


Por Keyla Cristina
Fotos: 5ª Cia/BPMA

Policiais ambientais do Posto de Salto Caxias, pertencentes a 5ª Cia. do Batalhão de Polícia Militar Ambiental prenderam três pessoas que foram pegas em flagrante delito pescando no Rio Jaracatiá, afluente do Rio Iguaçu.

Os pescadores estavam com as redes armadas e com aproximadamente 1kg de peixes nativos e mais 350 metros de redes. Eles foram encaminhados à delegacia, juntamente com todo material apreendido.

Segundo a legislação ambiental, a pena prevista por pesca durante o período de reprodução dos peixes é de 1 a 3 anos de prisão, sendo que os pescadores poderão responder em liberdade, após pagamento de fiança. Além disso, terão que pagar no mínino R$ 1 mil reais de multa cada um e mais R$ 20 por quilo de peixes recolhidos. “Parece incrível, mas mesmo após muitos anos em que a polícia ambiental realiza inúmeros e contínuos avisos, e com toda a divulgação existente na mídia, as pessoas ainda procurem desrespeitar as leis ambientais, cometendo crimes contra a natureza”, salienta o Cmt da 5ª Cia/BPMA, Capitão Valdecir Gonçalves Capelli acrescentando que as fiscalizações serão intensificadas nos rios da região oeste e no sudoeste do Paraná.

Vale ressaltar que a Polícia Ambiental disponibiliza uma linha direta para denúncia, 24 horas, sem necessidade de identificação: 3527-2424.

Piracema – O período de piracema iniciou na última sexta-feira (01) e segue até o dia 28 de fevereiro de 2014. Durante este prazo, fica proibida a pesca de espécies nativas, ou seja, aquelas que têm seu desenvolvimento natural dentro da bacia hidrográfica, como dourado, jaú, surubim, pintado, bagre, entre outros. A restrição da pesca é regulamentada pela portaria número 242/2011 do IAP e a Instrução Normativa 25/2009 do Ibama.

Sair da versão mobile