Paraná passa a contar com 97 defensores públicos

O governador Beto Richa deu posse aos 87 defensores públicos do Estado. Com a posse o Paraná passa a contar com 97 profissionais compondo a estrutura destinada a atuar em favor dos 60% dos cidadãos paranaenses que não têm condições de pagar um advogado. A defensora pública-geral, Josiane Lupion destaca que os empossados vão realizar um trabalho humano dos direitos dos cidadãos paranaenses.

Para o presidente da OAB do Paraná, Juliano Breda, a implementação da Defensoria Pública no Estado cria um novo capítulo na história dos direitos fundamentais do cidadão paranaense. O presidente afirmou ainda que os 25 anos de omissão do Paraná, sem uma estrutura, foram supridos pela atuação dos advogados dativa, que ficaram por dez anos sem receber pagamento do Estado. No Brasil, apenas os estados de Santa Catarina e o Paraná não contavam com defensoria pública instalada.

Foz do Iguaçu

Criada em 1991, a Defensoria Pública do Estado só foi regulamentada em maio de 2011. Os 87 defensores empossados vão permanecer em Curitiba para o curso de formação. Depois, parte ficará na capital enquanto outros serão designados às cidades do interior do Estado. A previsão é de que até o final do ano que vem, doze cidades já contem com os serviços: Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Castro, Cascavel, além de Guarapuava, Irati, Santo Antônio da Platina, Umuarama, Pato Branco e Campo Mourão e Foz do Iguaçu.

Sair da versão mobile