Lula encerrará 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta sexta-feira (1º), do encerramento do 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, no Hotel Mabu, em Foz do Iguaçu. A segunda edição do evento, o maior já realizado pela Itaipu Binacional e parceiros, atraiu o público recorde de 4,2 mil pessoas, de 58 países.

Lula deve desembarcar no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, nesta quinta-feira (31), às 16h30. O ex-presidente será recepcionado pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek. De lá, a comitiva segue para o Hotel das Cataratas.

Agenda

Lula é o convidado de honra da plenária de encerramento do fórum, às 11h, no auditório Brasil. Antes disso, por volta das 10h30, o ex-presidente tem um encontro informal com dirigentes das instituições organizadoras do evento: Itaipu, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Fundo Andaluz de Municípios para a Solidariedade Internacional (Famsi) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-Paraná).

Logo depois, participa de um almoço reservado no hotel onde acontece o fórum. Às 16h, Lula deve retornar para São Paulo.

O fórum

O fórum promove a discussão de como as cidades do mundo todo, incluindo as da região de Foz do Iguaçu, podem se desenvolver de forma sustentável. A ideia é que as pessoas consigam colocar em prática projetos que já foram desenvolvidos com sucesso em outras localidades, trazendo novas oportunidades para todas os municípios.

No fórum, os participantes podem conhecer algumas das melhores experiências do mundo e tirar lições para serem aplicadas em seus próprios territórios.

O Oeste do Paraná é um laboratório de boas práticas. Entre os exemplos, destacam-se o Programa Cultivando Água Boa, modelo de cuidados socioambientais e de desenvolvimento local, e a Plataforma de Energias Renováveis, iniciativa que tem como um dos principais indutores de desenvolvimento o uso do biogás, transformando dejetos de animais em energia elétrica e renda para o agricultor.

Sair da versão mobile