Fundação Municipal de Saúde rebate denúncias do vereador Nilton Bobato

A direção da Fundação Municipal de Saúde de Foz rebateu as denúncias realizadas por parte do vereador Nilton Bobato. Na última segunda-feira, 29, o vereador divulgou em sua rede social pessoal, a série de denúncias sobre a Fundação Municipal e principalmente a direção do hospital. Texto que ele intitulou de “novos capítulos na crise que envolve a Fundação Municipal de Saúde”.

No entanto, a direção da Fundação acatou as denúncias esclareceu os pontos postados pelo vereador. Na nota, a direção ressalta a quantidade de óbitos ocorridos na unidade. “Somando o mês de julho e agosto de 2013 ocorreu o total de 142 óbitos e não 172 como vereador Bobato citou no seu blog”, esclarece.

A direção relata que são muitas variantes a serem consideradas para o aumento ou a diminuição deste número, “inclusive que 30 destes pacientes são idosos com mais de 80 anos e já internados em estados grave”, conta.

“Falar sobre óbitos vai muito além de números, o que o vereador não dimensiona é que estamos tratando de um sentimento muito doloroso, que é a perda de um ente querido”. Frisa na nota.

Sobre o tempo de permanência dos pacientes no hospital, a nota explica que os dados assistenciais que estão no DATASUS levam cerca de 90 dias para serem processados, por tanto os números sobre o tempo de permanência apresentados pelo vereador em seu blog, relatando que houve aumento de 4,1 dias de permanência para 5,7 dias são referentes a administração da Pró Saúde. Inclusive a Fundação obteve média de internação no mês de julho 3,94 e em agosto 4,69.

“Querer implantar a semente da dúvida nos familiares, inconsequentemente, é não pensar na dor que isso pode causar em uma família”, destaca na nota.

Outro ponto comentado na nota divulgada é sobre a compra de insumos e matérias de baixa qualidade, denúncia feita pelo vereador. Segundo a direção da Fundação, “esta é outra calúnia”, pois todo fornecedor que participa de licitação está habilitado legalmente para participar do processo e com seus produtos adequadamente e legalmente registradas na Anvisa”.

“Desta maneira o mesmo vem declarando nos órgãos de imprensa calunias fantasiosas, graves e criminosas sem comprovação, pois denigre a imagem do hospital e principalmente a capacidade dos profissionais que aqui trabalham se dedicando para que seus pacientes recebam tratamento adequado e fique o mínimo possível internado”, salienta na nota.

“E falso a alegação que os números de setembro são alarmantes e crescem em passadas largas como afirma o vereador, pois no mês de setembro foram 55 óbitos. Contudo, é importante salientar que, novamente, a quantidade de óbitos ocorrida em determinado período é sazonal e dependem do número de homicídios, internações graves, suicídios, doenças virais e outras comorbidades”, finaliza a nota divulgada pela Fundação do Hospital Municipal.

Relembre as denúncias feitas pelo vereador Nilton Bobato – https://www.radioculturafoz.com.br/nilton-bobato-critica-a-saude-e-culpa-a-gestao-atual-do-hospital/#.UnEN1flwqBs

Sair da versão mobile