Após incêndio, comerciantes pedem fiscalização no Mercado Público de CDE

O incêndio da última quarta-feira (23), que destruiu quatro lojas no Mercado Municipal de Abasto de Cidade do Leste, no Paraguai, provocado pelo estoque e venda ilegal de fogos de artifícios, colocou em evidência a situação precária da segurança dos prédios públicos no município. Mesmo a ação rápida do Corpo de Bombeiros Voluntários, não conseguiu diminuir as perdas dos comerciantes, devido a falta de estrutura do local para combate a incêndio. O comandante dos Bombeiros informou que os principais problemas constatados no local foi o espaço interno do mercado, que impossibilitava o acesso às áreas de risco e o tanque de armazenamento de água que estava vazio.

Passado o susto, os comerciantes cobram uma fiscalização mais rígida. Eles reclamam da falta de controle na comercialização de materiais inflamáveis e pirotécnicos, como fogos de artifícios. Uma das afetadas, a comerciante Tereza Cañiza, denunciou que todos os anos são vendidos fogos de artifício no Mercado de Abasto, mesmo com a proibição. “Aqui se permite tudo, as autoridades devem colocar ordem. A administradora vê e não faz nada”, desabafou a mulher.

O vereador Nery Jará, disse que irá pedir mais controle por parte da prefeitura de Cidade do Leste, responsável pelo mercado. “Estamos preocupados com o Mercado Municipal, vamos pedir informações. Devemos entender que a administração é do município. Devemos ter uma presença mais institucional na área e exigir o cumprimento das leis”, disse o legislador.

Dante Quada
Fonte: TN Press

Sair da versão mobile