Operação Polícia Federal prende dono de boate em Foz


Por, Keyla Cristina
Fotos: Rádio Cultura de Foz do Iguaçu

Operação Dupla Face deflagrada na manhã desta quinta-feira (24) pela Polícia Federal prendeu 18 pessoas que ocupam posição de destaque na organização criminosa, além de buscas simultâneas em 21 endereços em Foz do Iguaçu/PR, Santa Terezinha de Itaipu/PR, Medianeira/PR e Belém/PA, em cumprimento a decisão do Juízo da 5ª Vara Federal de Foz do Iguaçu.

Equipes de reportagens da Rádio Cultura estiveram em alguns pontos da cidade em que a operação estava sendo efetuada. Em uma residência no Jardim São Paulo, de propriedade de um empresário de casa noturna, o quarteirão da Avenida Coronel Francisco José Ludolf Gomes com Rua Jorge Lima foi totalmente fechado, tendo acesso somente os moradores.

Outro mandado estava sendo cumprido em um motel, na Avenida Costa e Silva. As ordens judiciais foram executadas com apoio da Força Nacional.

Ao mesmo tempo, PF com apoio da Receita Federal vistoriaram casa noturna na Avenida Paraná. Ano passado o local já havia sido inspecionado.

A investigação durou quinze meses e teve por objetivo a desarticulação de uma organização criminosa dedicada ao contrabando ou descaminho, sobretudo de cigarros provenientes do Paraguai. Também foi descoberto que os contrabandistas contavam com apoio de servidores públicos e pessoas que trabalhavam na rodovia, o que dificultava a atividade repressiva por parte da polícia. Nesta manhã, delegado operacional da Polícia Civil, Luiz Rogério Sodré, foi à delegacia da PF para se informar sobre a participação de um policial civil na facilitação criminosa.

Ao longo da investigação foram apreendidos 46 veículos, a maioria carretas e caminhões carregados com cigarros. Para diminuir os custos operacionais, os criminosos utilizavam-se inclusive de veículos financiados no nome de terceiros, com placas falsas ou mesmo objeto de furto ou roubo.

No decorrer da investigação 35 pessoas foram presas em flagrante – sendo que a maioria eram motoristas e “batedores” – bem como apreendidos cerca de R$ 30 milhões em mercadorias. Estima-se que a soma dos tributos evadidos e multas decorrentes superam R$ 40 milhões.

Às 10h, Polícia Federal maiores informações em entrevista coletiva.

Por Keyla Cristina e informações da Divisão de Comunicação Social da PF

 

 

Sair da versão mobile