Finados deve atrair cerca de 20 mil pessoas nos cemitérios de Foz

Por Daryanne Cintra

No próximo dia 2 de novembro é Dia de Finados, e a preparação para a data já começa na cidade. Ao todo cinco cemitérios, em Foz do Iguaçu devem receber cerca de 20 mil visitantes, durante o sábado (2) e domingo (3). A previsão de maior movimento é no cemitério do Jardim São Paulo.

Conforme explicou o gerente administrativo dos cemitérios da cidade, Gilson Serafim, os horários de visitação também serão diferenciados. “Na sexta-feira, o funcionamento será das 07h às 19h. Já no Dia de Finados, como será num sábado, o horário vai ser das 07h às 20h. O mesmo acontece no domingo”, explicou.

Quem quiser reformar ou pintar os túmulos tem até o dia 30 de outubro, para fazer o que for necessário. Já para a limpeza o prazo se estende até o dia 01 de novembro. “Muitas pessoas deixam para fazer a manutenção na última hora. É importante que vão antes, assim evita-se aglomeração e problemas”, disse Gilson.

O gerente ainda falou que, haverá comercialização de flores e coroas em frente aos cemitérios, e todo o trabalho será fiscalizado pela Prefeitura Municipal. “Os ambulantes que quiserem trabalhar, devem procurar a Secretaria Municipal da Fazenda, para se informar sobre as questões legais e regulares do trabalho. Alertamos ainda que as pessoas não levem vasos com pratinhos, e nada que possa servir de acumulo de água, para evitar focos do mosquito da dengue”.

Além disso, haverá missas em homenagem aos finados. No cemitério do São João Batista às 08h, no sábado (2). E no Jardim São Paulo serão duas missas também no sábado, uma às 07h30 e outra às 08h30.

Sair da versão mobile