Obras da Costanera de Hernandárias deve começar em novembro

As obras da Avenida Costanera, na margem do Lago de Itaipu, em Hernandárias, no Paraguai, deverão começar em novembro deste ano, segundo o prefeito da cidade, Mario Castillo. O projeto estava previsto para iniciar nos primeiros meses de 2013, mas precisou ser adiado após desentendimento com a Itaipu do lado brasileiro, que arcaria com grande parte dos custos. Agora, a binacional já confirmou o investimento de 3 milhões de dólares para a primeira etapa da obra.

A data de início das obras foi definida em reunião entre os encarregados do projeto. O projeto da Costanera, ou Beira Rio, foi apresentado oficialmente em 17 de julho de 2012, quando a obra foi orçada em 17 milhões dólares. Segundo a imprensa paraguaia, a construção não foi adiante, supostamente, porque o lado brasileiro da hidrelétrica não disponibilizava a quantia, sendo mais do total usado em projetos sociais durante o ano.

A Costanera de Hernandárias terá três quilômetros de extensão, com calçada duplas de sete metros cada e um passeio central de cinco metros, com iluminação. O projeto conta ainda, com uma praia de areia de um quilômetro de extensão, podendo receber até 15 mil pessoas.

O novo ponto turístico da região contra também com um anfiteatro ao ar livre com capacidade para 2.500 pessoas, com 2.500 m2. O projeto prevê ainda, a arborização da margem do lago, com 12 hectares, com área de camping e mais cinco hectares para campo de futebol, futebol suíço, vôlei e outros esportes. O estacionamento terá três hectares. No calçadão também está previsto uma área para restaurantes, lanchonetes e bares.

Por, Dante Quadra
Com informações do Diário Vanguardia

Sair da versão mobile