Fernanda Richa inaugura programa de ação socioeducativa em Foz

A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa esteve em Foz do Iguaçu na terça-feira (22). A secretária assinou com o prefeito Reni Pereira, o termo de adesão ao programa Família Paranaense, na modalidade Atenção às Famílias dos Adolescentes Internados por Medidas Socioeducativos (AFAI). A assinatura aconteceu na Escola de Governo do Município, de Foz de Iguaçu.

O programa tem o objetivo de fortalecer o vínculo social entre familiares e adolescentes que cumprem medidas de socioeducação. Apenas em Foz do Iguaçu o programa vai atender diretamente cerca de 300 famílias. Já foram destinados R$ 8,2 milhões para do Fundo da Infância e Adolescência (FIA), para aplicação exclusiva no Afai. O recurso foi deliberado pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com a Secretaria da Família.

Para a secretária, o Afai vai existe enquanto existir os problemas socioeducativas. Ela explica que é um programa social em conjunto ao “Programa Família Paranaense”, e se torna lei garantida em nosso estado.

“Esta verba vem para fortalecer o trabalho realizado com esses jovens no sentido de reabilita-los na sociedade e, cabe ao nosso governo fazer a mudança valorizando os professores, levando a educação para dentro das ações socioeducativos e levar aos jovens a oportunidade de uma vida digna”, disse.

Ao falar sobre o governo Beto Richa, a secretaria enalteceu os três anos à frente do governo. “São R$ 20 bilhões em investimentos, 312 mil carteiras assinadas, 3.500 obras em escolas, investimento na educação, obras por todo o estado, entregamos 22 CRAS, 12 CREAS e o investimento na habitação”, mencionou a secretaria. Segundo ela, o governo trabalha muito com pouco dinheiro. “Um governo que vem dando certo e percebemos a satisfação nos olhos das pessoas”, finalizou.

Em Cascavel, a secretária se encontrou, na terça-feira (22), com duas mil mulheres empreendedoras de 52 cidades do Oeste do Paraná. “São pessoas empenhadas em escrever, com as próprias mãos, uma nova história. O Governo do Estado acredita nas mulheres que investem em um negócio e também na ideia de emancipação pelo trabalho”,  disse Fernanda na abertura 3.º Encontro Regional de Mulheres Empreendedoras do Oeste do Paraná

O encontro, realizado em Cascavel, é promovido pela Associação das Damas do Oeste do Paraná, Instituto Emater e pelas secretarias municipais de Assistência Social da região. A maioria das empreendedoras, formadas por artesãs, expôs produtos nos estandes montados no evento.

Sair da versão mobile