Unidades de Saúde estão prontas para receber suspeitas de dengue

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que todas as Unidades Básicas de Saúde de Foz do Iguaçu estão aptas a receberem pacientes com suspeita de dengue.

Uma análise verificou que dos casos de atendimentos de suspeita de dengue em Foz, no ano de 2013, aproximadamente 70% foram diagnosticados em apenas dois locais, no UPA e PA Morumbi. A intenção é descentralizar estes atendimentos fazendo com que as duas maiores Unidades de Saúde não se sobrecarreguem.
“As demais Unidades Básicas de Saúde (UBS) também estão preparadas para o diagnóstico da dengue. A população pode se tranquilizar e buscar o atendimento mais próximo de sua residência. Assim não haverá sobrecarga de atendimentos no UPA e PA Morumbi, que podem atender mais tranquilamente outros casos”, explicou a Secretária Municipal de Saúde, Lettice Canete.

Como mais de 80% da população estão informadas da imprensa sobre as questões da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde conta com a imprensa para informar que todos os Postos de Saúde estão preparados para atender o cidadão com os sintomas de dengue e fazer a classificação de risco.

A questão da descentralização desses atendimentos e eficácia dos demais postos foi recomendação das Técnicas do Ministério da Saúde que estiveram em Foz do Iguaçu nas últimas semanas a convite do Prefeito Reni Pereira. “Verificamos que dos 5.560 casos, 3 mil foram atendidos nesses dois lugares. Por isso, é preciso informar que existe outros postos de saúde que também estão preparados para atender a população com os sintomas da dengue e fazer a classificação de risco, para não sobrecarregar esses lugares”, informou, a Técnica do Ministério da Saúde, Lívia Vinhal.

Para a assessora da Coordenadoria do Programa Nacional de Controle da Dengue, Dra. Ima Braga, está tudo dentro das diretrizes. “Podemos verificar muitos trabalhos bem feitos sendo realizados por aqui, agora é preciso prosseguir, melhorar sempre”, disse Ima.

Segundo Ivana Belmonte, da Vigilância Epidemiológica do Governo do Paraná, o Estado já tem alguns compromissos firmados com a Secretaria Municipal de Saúde para melhorar ainda mais este trabalho de prevenção da dengue no município. “Já estamos verificando com Laboratório Central do Estado (Lacen-PR) a questão dos testes rápidos e também em novembro vai acontecer um curso de capacitação de médicos e enfermeiros em Foz do Iguaçu”, afirmou a representante estadual.

AMN

Sair da versão mobile