Legislativo homenageia 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec)

Nesta terça-feira (15) às 9 horas, logo após a abertura da sessão ordinária da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu haverá uma solenidade para entrega da Moção de Aplauso, de autoria de vereador Rudinei de Moura, ao elos serviços prestados à população Iguaçuense. O tenente coronel Messias Coelho Freitas receberá a honraria. A homenagem também deve reunir o corpo de comando do Batalhão, autoridades políticas e convidados.

Em 1932 foi criada a 1ª Companhia Independente de Fronteira com um efetivo de aproximadamente 250 homens. A 1ª Companhia Independente de Fronteira era subordinada diretamente à 5ª Divisão de Infantaria, hoje 5ª Região Militar, e tinha como missão ocupar fisicamente a fronteira Oeste do Paraná.

Em 1943 foi criado o 1º Batalhão de Fronteira, ampliando-se o efetivo para aproximadamente 700 homens. Além de ocupar e defender fisicamente a fronteira, o Batalhão tinha outras incumbências que eram: combater e reprimir o contrabando, especialmente de café, controlar o trânsito de pessoas e carros na Ponte Internacional da Amizade (PIA) e o patrulhamento da cidade à noite.

Nova mudança ocorreu em 1980 com a criação do 34º Batalhão de Infantaria Motorizado. Em 1997 a denominação da unidade passou a ser “BATALHÃO REPÚBLICA DO PARAGUAI”. E, finalmente, em 2013, marcando o início da colocação em prática de dois dos projetos estratégicos do Exército o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) e o Sistema Integrado de Proteção de Estruturas Estratégicas Terrestres (Proteger), o 34º BIMtz, recebeu uma nova denominação – 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (34º BIMec).

Sair da versão mobile