Detentas de Foz do Iguaçu ganham chuveiros elétricos

Há um mês, o banho frio se tornou coisa do passado para as 252 mulheres reclusas no Centro de Ressocialização Feminino de Foz do Iguaçu (Cresfi), em Foz do Iguaçu. A entrega simbólica dos 32 chuveiros elétricos, que substituiu as torneiras frias, foi feita durante uma cerimônia na penitenciária.

O evento teve a presença de representantes da Itaipu Binacional, responsável pelo repasse financeiro para o sistema. O investimento foi de R$ 25 mil. O dinheiro foi usado na instalação de painéis inteligentes para controlar o tempo de banho em cada cela, para a instalação hidráulica e da fiação elétrica e na aquisição dos chuveiros. O controle é todo automático.

Os equipamentos começam a funcionar às 16h e desligam às 22h. São liberados 25 minutos de água quente por cela, o equivalente a cinco minutos de banho para cada uma. “Melhorou bastante porque era um benefício que a gente não tinha”, disse Everlin Fernandes Garcia, 30 anos.

Saúde e equidade de gênero

Segundo o diretor em exercício do Cresfi, William Vieira Costa Zonatto, a mudança trará benefícios à saúde das mulheres, acometidas no inverno por problemas respiratórios, como otites, sinusites, resfriados e até pneumonia. “Esses problemas se agravam com o confinamento”, disse o diretor. “Para quem tem chuveiro em casa parece algo simples, mas quando se perde isso é que se têm ideia do quanto ele faz falta”, completou.

“É uma questão de saúde, mas que também leva em conta a diferença entre homens e mulheres. Só uma mulher sabe o quanto é doloroso tomar um banho frio quando se tem cólica”, disse a assessora de Responsabilidade Social de Itaipu, Heloisa Covolan. Além de Heloisa, esteve no evento a representante da Assistência da Diretoria Geral Brasileira da Itaipu, Lígia Neves, e do Grupo de Trabalho (GT) Itaipu-Saúde, Luciana Sartori.

“As diferenças entre homens e mulheres têm que ser consideradas nessas estruturas. Um homem toma banho em um minuto e meio, mas a mulher precisa de mais tempo para lavar o cabelo, por exemplo. E imaginem fazer isso a dois graus negativos”, afirmou a presidente do Conselho da Comunidade e do Patronato Penitenciário em Foz do Iguaçu, Luciane Ferreira, durante a entrega.

Também compareceram à entrega representantes das penitenciária Estadual 1 e 2, da Cadeia Pública Laudemir Neves, do Patronato e da Ciranda Feminista.

Hoje, o Cresfi abriga 252 mulheres em três regimes: provisório, semiaberto e fechado. Vinte por cento são de outras partes do Estado e, as demais, são de Foz do Iguaçu e região.

Parceria

Os recursos foram transferidos ao Conselho da Comunidade na Execução Penal Comarca de Foz do Iguaçu, com quem a Itaipu tem parceria por meio da Assistência da Diretoria Geral e da Assessoria de Responsabilidade Social.

Neste ano, a binacional também financiou a instalação de seis câmeras de viligância da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu (PEF 1), além de firmar um convênio com o Patronato Penitenciário Municipal. Todas as ações estão de acordo com a missão da Itaipu, ampliada em 2003.

JIE

Sair da versão mobile