Virada Cultural não será realizada em Foz por falta de recursos

Nesta quarta-feira (9), a Agência Estadual de Noticiais divulgou a lista das cidades paranaenses que receberão o projeto Virada Cultural 2013, no qual Foz do Iguaçu não consta na lista. Segundo o presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Alexandre Freire, o motivo é a diminuição de gastos no orçamento do município neste ano.

“Estamos em um período muito difícil em relação a recursos e a Virada Cultural, geralmente, a Secretara de Cultura do Estado diz que paga tudo. Na verdade não é bem assim. Eles licitam palco e som, e o restante todo, projeto, banheiro químico, uma série de coisas, a prefeitura acaba bancando”, disse Freire.

O presidente informou ainda, que o custo para o município realizar o evento é de cerca de R$ 50 mil. “Mediante isso, decidimos não fazer este ano e deixar para o ano que vem, porque a gente já inclui para o centenário e já incluiu a Virada que esse ano seria só um dia, para dois dias no próximo ano, com mais atrações”.

Em 2012, primeira edição da Virada Cultural, na Praça da Paz em Foz do Iguaçu, o maior público foi registrado no segundo dia, quando se apresentou o cantor Zeca Baleiro. “O custo benefício do ano passado não foi bom. (…) A gente prefere não fazer agora e deixar para o ano que vem, com muito mais tempo de trabalho, de divulgação, para que realmente se consolide esse evento”, ressaltou Alexandre Freire.

No Estado, o evento acontece nas cidades de Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo e São José dos Pinhais.

Por, Dante Quadra

Sair da versão mobile