Funcionários paraguaios são presos após cobrar propina de brasileiro

O chefe pelo setor de Identificação da cidade de Santa Rita, no Paraguai, a 70 quilômetros da fronteira com Foz do Iguaçu e uma gestora da repartição pública, foram detidos essa semana após suposto recebimento de propina em troca de expedir uma cédula de identidade para um colono brasileiro. A operação que contou com a participação de fiscais do departamento Anticorrupção do Ministério Público, foi divulgada na quinta-feira (3) pelo jornal Diário Vanguardia, de Cidade do Leste.

A operação aconteceu após a funcionária pedir uma quantia em dinheiro ao brasileiro, para “conseguir” a cédula de identidade. Durante investigação, os fiscais gravaram as conversas entre os funcionários públicos e o cidadão brasileiro interessado em se regularizar no país vizinho. Como prova da corrupção, o dinheiro foi fotocopiado antes de ser entregue aos servidores.

Segundo a fiscal Alba Delvalle, da unidade Anticorrupção da capital Assunção, a operação aconteceu após a reclamação de um cidadão brasileiro, “denunciando que foi pedido dinheiro para que o documento fosse entregue, quando a lei diz que a primeira cédula deve se expedida de forma gratuita”, disse.

A investigação apurou que no órgão, ligado à Polícia Nacional e locado na Câmara de Vereadores de Santa Rita, as extorsões acontecem frequentemente contra colonos de origem brasileira, que não tem a documentação regularizada. Com a funcionária foram encontradas várias cédulas que deveriam ter sido entregue e estavam arquivadas.

Por, Dante Quadra

Sair da versão mobile