Catadores reclamam de fiscalização em barracões de reciclagem

A presidente da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Foz do Iguaçu, Viviane Metinc, entrou em contato com a Rádio Cultura nesta quinta-feira (27), para reclamar que a Vigilância Sanitária estaria notificando os barracões da Vila C e Campos do Iguaçu, com o objetivo de proibir que os recicláveis fiquem pelo lado de fora, devendo ser armazenado totalmente no interior do prédio. Segundo a presidente, não há espaço para o armazenado de vidros dentro dos barracões e a única alternativa seria levá-los para o aterro sanitário da cidade, onde esse tipo de material é proibido.

Conforme explicou Viviane, os vidros não são vendidos pelos catadores, mas quando ele é recolhido pelo caminhão em meio aos outros materiais, os catadores são obrigados a recolher e armazenar. “A gente paga o combustível, paga o motorista e isso tem um custo e ainda depois a Vital vem e recolhe tudo. É dinheiro do catador que já ganha pouco, indo ralo a baixo”, disse.

A presidente reclama ainda, que não conseguiu dialogar com o funcionário que foi fiscalizar o local. “Inclusive já tivemos uma reunião com o pessoal da Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura, que se comprometeu com a gente em fazer uma cobertura pra colocar o material embaixo. Tentei explicar isso para o fiscal, mas não teve conversa”, acrescentou Viviane.

Procurado pelo jornalismo da Cultura, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Matievich, disse que a preocupação com os vidros armazenados nos barracões, vem do Centro de Controles de Zoonozes, em campanha contra a dengue. Devido as sujeiras encontradas nos barracões da cidade, a secretaria e os catadores se uniram para evitar focos do mosquito. “Nós fizemos uma reunião com todos os barracões, explicando a preocupação com a dengue e foi feito um termo de compromisso com todos”, disse. Após isso, foi feito uma limpeza nos barracões onde caminhões da Vital recolheram todo o lixo que não é reciclado.

Por Dante Quadra

Sair da versão mobile