Transporte no parque utilizará eletricidade e biodiesel

A frota de ônibus que transporta turistas dentro do Parque Nacional do Iguaçu será substituída por modelos híbridos, que funcionam com dois motores, um elétrico e outro movido a biodiesel. A apresentação dos ônibus, fabricados pela Volvo na unidade de Curitiba, será nos dias 7 e 8 de outubro.

A empresa Cataratas do Iguaçu S.A., que administra a visitação turística dentro do Parque Nacional do Iguaçu, utiliza atualmente 13 ônibus a diesel, dos quais cinco articulados, com capacidade para transportar 72 pessoas, e oito double-decks, para 67 passageiros.

A substituição por ônibus híbridos trará benefícios ambientais e até econômicos, já que eles consomem menos combustível que os convencionais e sofrem menos desgaste do motor e freios.

O ônibus da Volvo economiza até 35% de combustível e gera 50% a menos de poluentes do que é permitido pela legislação europeia mais recente, a Euro 5 – bem mais rigorosa que no Brasil. Além disso, não emite qualquer ruído em cerca de 30% a 40% do tempo em que está operando.

Sair da versão mobile