Número de afetados pelas chuvas do final de semana já chega a 41,5 mil

As chuvas que atingiram o Estado no último final de semana afetaram 41,5 mil pessoas em 36 cidades do Paraná, segundo boletim da Defesa Civil divulgado no início da tarde desta segunda-feira (23). Corbélia, na região oeste do estado foi a cidade com maior número de atingidos, sendo que mais de 80% das casas foram danificadas e 900 pessoas estão desalojadas. O granizo e os vendavais são as principais causas dos estragos no estado.

Em Curitiba, os bairros mais afetados foram: Jardim das Américas, Santa Quitéria, Abranches, Juvevê e Cajuru. Somente no domingo, o volume acumulado de chuva superou 70 milímetros, com raios e ventos de até 70km/h. A Defesa Civil da capital realizou atendimentos para socorrer desabamentos, destelhamentos e pontos de alagamentos. Seis residências foram atingidas pela chuva e vento, sendo que três delas ficaram danificadas (duas por destelhamentos e outra, por ter a parede desabado). “Foram 20 pessoas afetadas, entre elas três crianças”, disse o inspetor João Batista, coordenador da Defesa Civil municipal.

O Governo do Estado já entregou 300 bobinas de lona para as cidades. Assim que as prefeituras repassarem os dados dos estragos, o governador poderá decretar situação de emergência em alguns municípios. “As prefeituras, com o apoio dos coordenadores regionais da Defesa Civil, estão concentradas para registrar as ocorrências e nos encaminhar”, disse o chefe da Divisão de Defesa Civil, tenente coronel Edemilson Barros. “Assim, conseguimos identificar as necessidades reais de cada município e ver se atingem os critérios determinados pelo governo federal para que se possa decretar situação de emergência”.

Previsão

Depois da chuva do fim de semana, a frente fria se afastou gradualmente para o Sudeste do país. Por isso, não devem mais ocorrer temporais no Paraná, segundo o Instituto Tecnológico Simepar. As temperaturas vão cair bastante em todo o Estado a partir de quarta-feira por conta da chegada de uma massa de ar frio. Há previsão de geada fraca na região Centro-Sul.

Nesta segunda-feira (23) o tempo segue instável em todo o Paraná, com chuvas moderadas na região Norte e chuvas fracas nas demais regiões. O frio intenso deve atingir o Estado a partir de quarta-feira, com a chegada de uma massa de ar frio, com previsão de geada fraca na região Centro-Sul, incluindo os municípios a região da Lapa, Irati, União da Vitória, Palmas, Pato Branco e Francisco Beltrão.

Para esta terça-feira (24), a temperatura mínima prevista para Curitiba é de 10ºC e máxima deve chegar a 16ºC. Na quarta-feira (25) a mínima deve ser de 7ºC e a máxima de 17ºC na capital.

Banda B com Agências

Sair da versão mobile