Iguaçuenses participam da Conferência Estadual de Cultura

A cidade de Foz do Iguaçu será representada na III Conferência Estadual de Cultura por um grupo composto por quinze artistas, produtores, gestores e integrantes de organizações sociais ligadas à produção cultural. O encontro acontece neste final de semana, (21 e 22), no município de Guarapuava.

Os iguaçuenses que participam no debate estadual foram eleitos na II Conferência Municipal de Cultura, realizada no mês de julho. Eles representam as instituições governamentais e não governamentais. A mobilização local reuniu quase 800 pessoas, ao longo de quatro pré-conferências e da plenária final, o que garantiu a eleição de um grande número de delegados ao pleno cultural do Paraná.

“A expressiva participação na Conferência Municipal de Cultura nos permitiu ampliar o número de pessoas eleitas à etapa paranaense. Agora, queremos contribuir com propostas e consolidar a nossa presença nos espaços de deliberação cultural estadual e nacional”, enfatiza Arinha Rocha, presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC).

O grupo de Foz do Iguaçu irá viajar juntamente com representantes das cidades da região. Os delegados representam as áreas de teatro, artes integradas, dança, literatura, associações comunitárias, cultura digital, comunidade e outros segmentos. A conferência em Guarapuava é preparatória à III Conferência Nacional de Cultura.

Conforme as informações disponíveis pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC), a Conferência Estadual de Cultura contará com 297 delegados representantes da sociedade civil e outros 177 das instituições governamentais, além de 28 membros da atual gestão do Conselho Estadual de Cultura.

A Conferência de Cultura, além de avaliar a atuação governamental neste segmento, vai avançar no debate sobre a implantação do Sistema Estadual de Cultura, instrumento norteador das políticas voltadas para assegurar o direito e o acesso à cultura a todas as pessoas. A formulação de diretriz para o Plano de Cultura do Paraná para os próximos dez anos também está na pauta do evento.

Por Redação e (CMPC)

Sair da versão mobile