Prefeitura apresenta balanço da primeira etapa da “guerra” contra a dengue


Na manhã de quinta-feira (19), em uma entrevista coletiva realizada na Guarda Municipal, a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu apresentou o balanço dos primeiros 20 dias de trabalhos da campanha que foi considerada uma “guerra” contra a dengue. Durante o período, trabalharam em conjunto todas as secretarias municipais e o Exército Brasileiro, através do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado.

Participaram da entrevista coletiva o prefeito Reni Pereira, o comandante do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, Tenente-Coronel Messias Coelho Freiras, o coordenador do Centro de Controle de Zoonose (CCZ), André Leandro, o secretário de Segurança Pública, Cleumar Paulo Farias e o coordenador de Defesa Civil, Dênis Prado.

O balanço apresentado foi considerado extremamente positivo por todos envolvidos na campanha, motivado pelo fato de quase 100% dos imóveis do município já terem sido visitados por agentes, com um índice de 20% de pessoas que não estavam em casa. Essas residências serão revisitadas nos próximos dias.

Em contrapartida, durante o rastreamento feito por toda a cidade, ficou constatado que o índice de infestação do mosquito é de 5%. Se comparado com o nível ideal indicado pela Fundação Nacional da Saúde que é até 1%, este índice esta 5 vezes maior que o normal. O que comprova o grande risco de epidemia da doença.

Durante os dias 01/07 e 17/09, foram notificados 146 casos suspeitos de dengue, onde 15 deles foram confirmados. Nenhum óbito foi constatado no período. Porém, o coordenador do CCZ, André Leandro destacou que o cuidado tem que ser ainda maior, já que o mosquito se adaptou ao inverno e continua com a reprodução.

No período de 20 dias, a Secretaria Municipal de Obras recolheu 300 toneladas de lixo em terrenos baldios e 152 toneladas em Bocas-de-lobo. Realizando ainda 77 aterramentos que foram solicitados pelas equipes de combate.

Já a Secretaria Municipal da Fazenda, através da diretoria de fiscalização, realizou 172 vistorias no município, onde realizou 63 notificações e 14 infrações.

A expectativa agora é de realizar uma segunda etapa do mutirão no mês de novembro, onde será realizada mais uma verificação do índice de infestação. Até lá, os 93 agentes de endemias do CCZ continuarão na luta contra o mosquito, reforçados por mais 105 que estão sendo contratados pela prefeitura.

Por Gerson Kaiser

Sair da versão mobile