Circuito de cicloturismo nos municípios lindeiros começa no domingo (22)

O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e a Adetur Cataratas e Caminhos vão promover, a partir de domingo (22), o Circuito Regional de Cicloturismo Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu. A ação, que abre o calendário regional para comemorar o Dia Mundial do Turismo, no dia 27 de setembro, tem atividades marcadas para até março de 2014, com apoio das prefeituras da região e de Itaipu Binacional.

De acordo com a assessoria de comunicação do conselho, o circuito será realizado em 12 dos 16 municípios lindeiros. A primeira etapa ocorre neste domingo, em Entre Rios do Oeste; a última será em Foz do Iguaçu, no dia 16 de março de 2014. “O evento é uma forma saudável, econômica e ecológica de praticar o turismo utilizando como meio de transporte a bicicleta”, disse o presidente da Adetur, Leoveraldo Curtarelli.

Grupo de ciclistas pedala em estrada rural da região: cenários deslumbrantes aguardam participantes.

Os circuitos serão divididos em etapas de 15 e 30 quilômetros, com itinerário definidos pelos próprios municípios. “O cenário vai depender da criatividade de cada cidade, que pode optar por trajetos que poderão ser percorridos em asfalto, estradas de chão, pedra irregular, trilhas e morros, valorizando as paisagens e ambientes naturais existentes em cada destino”, comentou Curtarelli.

Inscrições

O valor da inscrição para cada etapa será de R$ 5 e 1 quilo de alimento não perecível, que será doado para entidades assistenciais dos municípios.

Os ciclistas interessados em participar de todas as etapas poderão adquirir o passaporte no valor de R$ 20, com direito a concorrer ao sorteio final de três bicicletas. As inscrições serão realizadas no local das etapas ou por meio do formulário de inscrição disponível para impressão na internet (www.adeturcataratasecaminhos.org.br), que deverá ser preenchido e entregue no dia.

Informações adicionais podem ser obtidas também na internet (no mesmo site) ou pelo telefone (45) 3268-1006.

Programação para domingo

7h30 às 8h30 – Inscrições e comercialização dos passaportes;
8h30 – Abertura;
9h – Largada;
9h10 – Plantio simbólico de mudas.

Após o retorno dos ciclistas, terá sorteio de brindes e o encerramento.

JIE

Sair da versão mobile