Relatório aponta indícios de fraude do Ibope nas eleições de 2012 em Foz

Os integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Ibope apresentaram, na terça-feira (17), na Assembleia Legislativa, o relatório final da CPI, apontando fortes indícios de que as pesquisas eleitorais podem ser manipuladas ou fraudadas. A CPI analisou pesquisas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) nas eleições municipais de 2012, em Foz do Iguaçu.

O presidente da CPI, deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), apresentou o resultado do relatório, com base nos formulários das três pesquisas realizadas pelo instituto na disputa pela prefeitura de Foz do Iguaçu entre os candidatos Reni Pereira e Chico Brasileiro. Os formulários para fazer as confirmações foram confrontados. Segundo Rasca praticamente a metade estavam indisponíveis, e levando em consideração a outra metade, o resultado encontrado “é totalmente o contrário do divulgado pelo Ibope em todas as pesquisas”, disse.

Na primeira pesquisa, de 31 de agosto de 2012, 48,3% dos contatos dos formulários estavam indisponíveis (telefone inexistente, não atendimento da ligação, inexistência do titular ou falta da indicação do número no formulário) e, entre os que atenderam, Chico Brasileiro ficou com 9,5% contra 7% de Reni Pereira. No entanto, o instituto divulgou vitória de Reni Pereira.

Na segunda pesquisa, 42,9% estavam indisponíveis e apresentou 10,3% para Reni Pereira contra 5,9% de Chico – já o Ibope divulgou empate técnico entre os candidatos. Na última, foram 34,7% de contatos indisponíveis para confirmação e, novamente, com vantagem para Reni Pereira 11,4% contra 6,9%, e o instituto divulgou vitória de Chico Brasileiro.

Segundo Rasca o relatório será encaminhado para o Ministério Público Estadual e Federal, Superior Tribunal Eleitoral (TSE) e para o Congresso Nacional como subsídio para a minirreforma política. Ainda segundo Rasca, a proposta é responsabilizar civil e criminalmente os responsáveis, seja o instituto ou a empresa terceirizada, responsável pela pesquisa a campo.

Deputado Rasca Rodrigues

Em entrevista a Rádio Cultura, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito do processo, o deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), afirma, apenas, que o relatório aponta indícios que apresentam tendência ao crime de fraude. Segundo ele, em média, entre as três pesquisas apresentadas pelo Ibope, 15% dos telefones oferecidos nos formulários não existem. 5% das pessoas afirmaram não ter participado da pesquisa ou o endereço é incorreto. E 35% representam as pessoas que a comissão não conseguiu contato.

“Na primeira pesquisa apresentada, o candidato Chico Brasileiro saiu bem atrás, na segunda pesquisa saiu como empate e na terceira pesquisa o candidato aparecia em primeiro lugar, na frente do candidato de oposição, Reni Pereira e não foi o que o resultado final comprovou.” Ressalta o deputado.

“Na experiência que tenho na política e formação de campanha, isso cheira muito a uma contratação de pesquisa, uma estratégia clara.” Finaliza.

O relatório desenvolvido pelo deputado Cantora Mara Lima, será encaminhado a Polícia Federal e Ministério Público Federal.

Clique e escute a entrevista completa com o Deputado Estadual Rasca Rodrigues – https://soundcloud.com/r-dio-cultura-foz/entrevista-com-rasca-rodrigues

Sair da versão mobile