Secretaria de Turismo assume revitalização do Marco das Três Fronteiras

Durante a audiência pública realizada na última quinta-feira (12) na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, com objetivo de debater a revitalização do Marco das Três Fronteiras, foram apresentados, por meio de depoimentos e vídeos, os problemas identificados no atrativo turístico. Entre as reivindicações, a segurança no local, acessibilidade para turistas e a principal reclamação: a estrutura do monumento.

Segundo a diretora da Secretaria Municipal de Turismo (SMTU), Valéria Mariotti, um novo projeto arquitetônico deve ser apresentado ainda no mês de setembro.Valéria conta, ainda, que o projeto de revitalização do Marco já esta inserido no Portal de Convênios do Governo Federal, por meio do Núcleo de Projetos, “é um atrativo importante para o turismo e entendemos que deve ser aproveitado e desfrutado pela população de Foz; nossa maior preocupação neste momento é que ele esteja apto para que a população possa utilizar”, declarou.

A diretora concluiu que o Espaço das Américas também fica de responsabilidade da secretaria e deve ser revitalizado, “porém, em uma segunda etapa.”

O deputado federal João Arruda participou da audiência pública e enfatizou a importância da luta dos deputados na câmara para conseguir recursos para a recuperação do Marco das Três Fronteiras.  O deputado afirmou que se o Ministério do Turismo não aportar recursos, ele utilizará suas emendas individuais do orçamento, para investimento no atrativo. “Nós,  deputados federais, temos condições de indicar emendas individuais e de bancada; estou aqui para reafirmar a parceria com Foz do Iguaçu e região.” Assume o deputado.

Também estiveram na reunião, representantes do tradeturístico e comunidade.

Inaugurado há 110 anos, no dia 20 de 1903, por militares brasileiros e argentino, é relevante pela sua história e principalmente, pela sua beleza, do encontro dos rios Paraná e Iguaçu e dos países: Brasil, Paraguai e Argentina.

Sair da versão mobile