Agentes de endemias realizam ações contra a dengue na região do Porto Meira

A Prefeitura de Foz do Iguaçu começa nesta terça-feira (10), o trabalho de combate a Dengue com a utilização de 04 máquinas costal e oito duplas de agentes de endemias. A ação acontece à partir das 9h com a atuação na zona Sul da cidade, região do Porto Meira.

Segundo o técnico responsável pelo Controle de Vetores, William Gomes, este trabalho visa o bloqueio num raio de 150 metros, em entorno da residência do morador notificado com suspeita da doença, através de venenos de máquinas costais, para evitar a ação do mosquito. A própria UBS organiza o bloqueio focal, na micro região.

Para obtenção de eficácia neste tipo de ação, para cada caso de dengue notificado pela Unidade Básica de Saúde (UBS), é deslocada uma equipe formada por Agentes Comunitários de Saúde e Agendes de Endemias, num total de 24 pessoas, que realizam várias atividades, entre elas, visita casa a casa na busca de criadouros do Aedes Aegypti, e sua eliminação e, orientações preventivas.

Casos

De acordo com dados do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ do mês de julho até agora, foram notificados 89 casos, com nove casos de dengue confirmados, a maioria encontrada na Região Leste.

Sair da versão mobile