Consórcios municipais serão formados para gerenciar lixo


Entre os vários temas discutidos na 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, iniciada na quinta-feira e que se estende até hoje (06) em Foz do Iguaçu, está a formação de 40 consórcios intermunicipais para o gerenciamento e tratamento dos resíduos sólidos no Paraná.

O gerenciamento e o tratamento dos resíduos sólidos é responsabilidade constitucional dos municípios. Segundo o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, a principal barreira encontrada pelas prefeituras, que é o financiamento dos aterros sanitários, serão resolvidos com os consórcios. “O Paraná tem mais de 200 municípios com menos de 10 mil habitantes. Essas prefeituras não dispõem dos cerca de R$ 30 mil necessários por mês para a destinação adequada do lixo. Com o sistema de consórcios, o número de aterros a serem implantados diminuirá significativamente. É uma saída econômica, tecnicamente viável e com facilidades do ponto de vista da gestão”, afirmou Cheida.

Nesta sexta feira (6), a conferência segue até as 18hs, com palestras sobre a importância dos resíduos sólidos, leitura e aprovação do regimento e apresentação do processo de eleição dos delegados que representarão o estado na etapa nacional.

Por Keyla Cristina

Sair da versão mobile