Governo autuará criminalmente quem mantiver criadouros da dengue

Quem mantiver criadouros do mosquito da dengue será autuado e poderá responder criminalmente pela falta de cuidado. Esta é uma das ações planejadas pelo Governo do Estado no combate à dengue. Gestores municipais são orientados quanto à melhor forma de controlar a infestação do mosquito e planos de contingência são regularmente avaliados. O Governo também trabalha na revisão do plano de contingência para que intervenções rápidas possam ser feitas.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, a secretaria da Saúde também deve implementar medidas de responsabilização, mediante processo administrativo sanitário, dos responsáveis por imóveis que não cumprem as medidas de eliminação dos criadouros e destaca que a metade dos criadouros do mosquito tem relação com o lixo, principalmente de acúmulo de materiais recicláveis. Além da autuação pela vigilância sanitária, os infratores serão denunciados ao Ministério Público.

Entre agosto de 2012 a julho de 2013 foram confirmados 54.716 casos de dengue no Paraná. Destes 54.487 casos foram confirmados como dengue clássica, 147 casos foram diagnosticados como dengue com complicações, e 82 casos como febre hemorrágica da dengue. Nesse período, 23 pessoas morreram pela doença.

Piores

A 9ª regional de saúde de Foz do Iguaçu apresentou, ao lado da regional de Paranavaí, a pior situação epidemiológica relacionada a dengue de agosto de 2012 a julho de 2013. A avaliação é da secretaria de estado da Saúde e faz parte do relatório apresentado ao Comitê Gestor Intersetorial de Controle da Dengue. Durante o encontro do comitê foram apresentadas as ações de prevenção e controle da doença para o próximo período epidemiológico, de agosto de 2013 a julho de 2014.

Sair da versão mobile