Proprietários de terrenos baldios com mato e lixo começam a ser notificados

A Prefeitura de Foz do Iguaçu está notificando todos os proprietários de casas, construções abandonadas ou desocupadas, em especial lotes vagos a cumprir com a manutenção dos quintais, pátios e terrenos em perfeito estado de asseio, estabelecendo um prazo de sete dias para limpeza e destinação dos resíduos dos imóveis. A notificação faz parte das ações previstas no decreto de “estado de atenção”, assinado pelo Prefeito Reni Pereira, para tentar impedir uma possível epidemia de Dengue na cidade.

O não cumprimento das ações resultará em multa e na execução do serviço de limpeza do terreno e o lançamento dos valores da multa e da taxa de limpeza no IPTU do proprietário do imóvel. A multa, em caso de reincidência, será aplicada em dobro. O prefeito ressalta que Foz do Iguaçu enfrenta um momento de alerta e que a possibilidade de uma epidemia de dengue é grande.

Com base no decreto a Prefeitura vai contratar agentes de endemia através de

uma empresa privada. Os trabalhadores serão contratos pelo período de até 180 dias. O Secretário Municipal de Administração Ricardo Cuman disse que “esse procedimento será emergencial”.

Segundo o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), André Leandro, com os 90 agentes que serão contratados, somados aos 93 que já atuam no município, mais os supervisores e educadores em saúde a Prefeitura vai atender o que preconiza o Ministério da Saúde.

Reportagem – Ygor Kramer

Sair da versão mobile