Diárias aumentam 66% em sedes da Copa do Mundo

Segundo dados da Embratur, as diárias de hotéis brasileiros sofreram um aumento de até 66% nas seis cidades-sede do torneio preparatório para a Copa do Mundo. A pesquisa também estima que o valor das tarifas para o Mundial de 2014 vai subir de 200% a 300%. Esses índices preocupam os deputados da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal. Os parlamentares temem que as diárias caras afastem principalmente os turistas estrangeiros que virão ao país para a Copa e para as Olimpíadas.

Para debater o tema os deputados da Comissão discutiram com representantes do setor hoteleiro os preços elevados cobrados pelos hotéis durante a Copa das Confederações. Durante a audiência, representantes do setor hoteleiro apresentaram os resultados parciais de levantamento da Fundação Instituto de Pesquisa Econômicas e do Ministério do Turismo feita com dois mil torcedores em estádios da Copa das Confederações e com 106 estrangeiros em aeroportos. Segundo relataram, os números apontam que quase 70% dos entrevistados aprovaram os preços praticados pela hotelaria durante o evento.

Aumentos Pontuais

O presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis, Enrico Fermi, explicou que os aumentos abusivos foram pontuais, pois o valor das tarifas e dos reajustes está definido por acordo com a Fifa desde 2007, ano da escolha do Brasil para ser o país-sede.

Sair da versão mobile