Aberta inscrições para médicos residentes no HMFI

A Comissão de Residência Médica da Secretaria Municipal da Saúde – COREME, abriu inscrições para o processo seletivo que vai selecionar médicos residentes, para o programa de Residência Médica, no Hospital Municipal Padre Germano Lauck e Hospital Costa Cavalcanti. Serão doze vagas em diversas especialidades. Podem participar médicos de todo o país, recém-formados e interessados em se especializar. As inscrições podem ser feitas pelo site www.amp.org.br, entre os dias 2 de setembro e 4 de outubro. A aplicação da prova, de conhecimentos gerais do curso de medicina, e que vai servir como critério de classificação está programada para 10 de novembro. O edital completo pode ser acessado no www.pmfi.pr.gov.br.

Essa será a segunda turma do programa de Residência Médica que começou a funcionar no mês de março, aqui na cidade. Hoje são nove médicos que estão se especializando, sempre sob a supervisão de médicos especialistas. Os residentes atuam em consultas, ambulatório e enfermaria, nas respectivas áreas em que pretendem se especializar. Cada uma tem um tempo para a formação que varia de dois a três anos. Cada ano o profissional desenvolve uma específica e ele vai da turma iniciante residente 1 até residente 3.

Os médicos aprovados nesse segundo processo seletivo de residência médica, iniciarão as atividades nos hospitais da cidade em março de 2014, quando a primeira turma já estiver na segundo ano de especialização. As vagas disponíveis para Foz do Iguaçu são 02 para clínica médica, 02 cirurgia geral, 02 ginecologia e obstetrícia, 04 ortopedia e traumatologia, 02 psiquiatria. Todos os candidatos devem ter o diploma ou certificado de conclusão em medicina. Durante a residência terão uma carga horária de 60 horas semanais e receberão uma bolsa no valor de R$ 2.976,26.

Hoje o município conta com 02 médicos residentes em cirurgia geral, 02 em clínica médica, 02 em ortopedia e traumatologia, 02 psiquiatria, 01 em ginecologia e obstetrícia. De acordo com o médico do Coreme, Roberto Almeida, “o programa de Residência Médica , além de especializar o profissional de medicina, também pode ajudar o município a solucionar o problema da carência de médicos em Foz. Estudos revelam que 70% dos residentes acabam ficando no município em que cursam a especialização, depois de concluí-la”, destaca o médico.

O município vem trabalhando por meio do programa de Residência Médica e também do Programa Mais Médico, além de processos seletivos de contratação, para atrair profissionais dessa área para Foz. Aqui como na maioria das cidades de pequeno e médio porte do país há falta de médicos, apesar da oferta de vagas e salários atrativos. Os profissionais são necessários para atuar no Hospital Municipal, unidades básicas de saúde, programa Saúde da Família entre outros serviços do sistema público de saúde.

 

Por, AMN

Sair da versão mobile