Ministério da Saúde aponta irregularidades ao controle da dengue em Foz

O Ministério da Saúde notificou o município de Foz do Iguaçu, por não cumprir o Código de Saúde do Paraná em relação ao controle da Dengue na cidade. Segundo o Ministério da Saúde, as infrações referem-se à falta de Agentes de Endemias e a adoção de medidas não preconizadas pelo Programa Nacional de Combate à Dengue, como o uso indiscriminado de inseticidas domésticos distribuídos à população em 2011.

O prefeito Reni Pereira, que ainda não foi notificado, já se antecipou ao fato e convocou uma reunião de emergência para esta segunda-feira (19), com os secretários e diretores responsáveis, para discutir ações que poderão minimizar os efeitos de uma possível epidemia no final do ano, conforme alerta da Secretária de Estado da Saúde, 9ª. Regional de Saúde e Ministério da Saúde. O prefeito não descarta a possibilidade de decretar estado de alerta.

Proliferação

A maior proliferação do mosquito da dengue se dá principalmente nos períodos de novembro a fevereiro, quando o clima está mais quente. As ações para evitar uma epidemia devem ser contínuas e preventivas, o que segundo a notificação, não foi feito nos dois anos anteriores.

Sair da versão mobile