Polícia apreende 6.500 kg de carvão irregular em São Miguel do Iguaçu

Após denúncia anônima, policiais que fazem parte da Operação Gralha Azul III, com sede no Parque Nacional do iguaçu, apreenderam 6.500 quilos de carvão – em situação irregular -, que não atendiam a legislação ambiental vigente . A ação aconteceu em São Miguel do Iguaçu,

após os policiais, em fiscalização ambiental, encontraram um estabelecimento de depósito de carvão, onde funcionava também uma empacotadeira de carvão e seis fornos para a queima de carvão.

Além deste material apreendido, ainda existiam cerca de 300.000 kg (Trezentos Mil) de carvão cujo proprietário necessita ainda comprovar a origem legal dos mesmos, sendo a “Guia de Importação”, “Nota Fiscal” e o “Documento de Origem Florestal (DOF)”, sem os quais poderá ainda ser apreendida a quantia ainda existente.

Os policiais verificaram possível situação onde funcionários estariam trabalhando em condições insalubres, sem a utilização de Equipamento de proteção individual (EPI), que são obrigatórios para pessoas que estão nas atividades de manuseio com o carvão, em virtude da fuligem que o mesmo naturalmente solta, podendo causar sérios danos á saúde dos trabalhadores. Informação pormenorizada sobre o constatado será encaminhado ao conhecimento e providências do Ministério Público do Trabalho em Foz do Iguaçu.

“A população necessita observar se os pacotes de carvão estão corretamente identificados, com o nº do registro do ibama, iap, e cnpj de empresa. Assim agindo estarão contribuindo com a fiscalização ambiental e com o Meio Ambiente.”, explica o Comandante da 5ª Cia/BPMA, o Cap. Valdecir Gonçalves Capelli.

O Infrator será processado criminalmente, cuja pena está prevista de seis meses a dois anos, sendo realizado o Termo Circunstanciado de Infração penal. Cabendo ainda a multa administrativa, a ser aplicada pelo IAP ou IBAMA, de R$ 300,00 por quilograma do produto apresentado com irregularidades.

Sair da versão mobile