Local

Voluntários pedem doações de brinquedos para o Dia das Crianças

radiocultura - 21/09/2017

Falta menos de um mês para o Dia das Crianças e a preocupação já toma conta de muitos voluntários. Isso porque, até agora, as doações de brinquedos estão muito abaixo do esperado, e caso esse cenário não mude, muitas crianças poderão ficar sem presente.

Para ajudar, qualquer doação de brinquedo é bem-vinda, seja novo ou usado – desde que em bom estado de conservação. A população também pode escolher para quem doar: Associação de Moradores do Bubas, no Porto Meira; Coletivo Itinerante Crianças Livres, no Jardim Canadá, ou para a Dona Chica, na Vila das Batalhas, no Morumbi. Todos organizam uma grande festa para o dia 12 de outubro, com distribuição de lanches e brinquedos.

Bubas

Pelo menos 1.200 crianças de até dez anos vivem na ocupação do Bubas, na região do Porto Meira. Há pelo menos quatro anos os próprios moradores com ajuda de estudantes, empresários e voluntários organizam a festinha no dia 12 de outubro. “Recebemos os alimentos necessários para o lanche das crianças, mas em brinquedos não recebemos quase nada. Estamos desesperados”, lamentou a líder comunitária Roseli Souza. Para ajudar as crianças do Bubas é necessário entrar em contato com a Roseli pelo telefone: 99902-8190 e levar a doação até o local ou agendar a entrega da doação.

Jardim Canadá

No Jardim Canadá, a festa é organizada pelo Coletivo Itinerante Crianças Livres, um grupo de 70 voluntários que realizam oficinas e atividades esportivas com crianças carentes da região.

A ideia, segundo uma das coordenadoras do coletivo Zani Rotela, é presentear ao menos 300 crianças neste dia. “Se ultrapassarmos as doações, doaremos para as crianças do Bubas”, adiantou.

Uma grande festa também será organizada na Associação de Moradores do Jardim Canadá, com brinquedos infláveis, pula-pula, atividades esportivas e distribuição de lanches, como cachorro quente, pipoca e algodão doce. “Já arrecadamos quase tudo relacionado a lanches e bebidas. Falta mesmo concluir a arrecadação dos brinquedos”, disse. Para ajudar, o telefone de contato é o (45) 99154-0312 com Zani. O coletivo também disponibilizou uma série de pontos de arrecadação que podem ser consultados pela página no Facebook (https://www.facebook.com/criancaslivres).

Dona Chica

Há quase 20 anos dona Francisca Lopes de Lima (a Dona Chica) alegra crianças do bairro onde vive, na Vila das Batalhas (Morumbi). Pelo menos três vezes por ano (Natal, Páscoa e Dia das Crianças) ela abre as portas de casa para receber os pequenos e suas famílias, distribuindo brinquedos, doces, roupas e calçados.

Para poder organizar a festa e entregar os presentes dona Chica conta com o apoio de empresários e da comunidade em geral. “Doces, balas, pirulitos, refrigerantes, picolés, ingredientes para eu fazer o cachorro quente no dia da festa. Qualquer ajuda é bem vinda”, disse.

Os interessados podem ligar para o celular de dona Chica (99960-7777) ou levar as doações até a casa dela, na Rua Heleno de Freitas, nº 62, no Morumbi 3. A festinha no dia 12 de outubro está sendo organizada por ela com ajuda dos filhos, noras e vizinhos. “Nós enfeitamos toda a casa para receber eles” comenta. A ideia é atender 400 crianças este ano, mas tudo depende do número de doações.

(Thays Petters /Foto: Luciano da Luz)




Deixe aqui seu comentário



Veja mais notícias: