Turismo

Programação do Natal de Foz começa dia 30

radiocultura - 14/11/2017

O Natal de Foz 2017 terá atrações que mesclam as tradições da festa com a magia e o encantamento da música, da dança e das artes circenses. A Companhia Sorriso com Arte, de Santa Maria (RS), traz para o Gramadão a memorável apresentação Um Encanto de Natal. O espetáculo inclui acrobacias aéreas do Papai Noel e de anjos num cenário similar ao de um musical da Broadway.

Na Praça da Paz, o Papai Noel chega junto com o espetáculo da Companhia Arte & Manha, de Guarapuava (PR), que também utiliza recursos circenses, de música e de interação com a plateia para emocionar o público. Os dois autos de Natal estão hoje entre os mais conceituados do Brasil.

Em entrevista coletiva, nesta segunda-feira (13), na Fundação Cultural, os organizadores deram mais detalhes sobre o Natal de Foz 2017. O calendário da festa foi detalhado pelos parceiros do evento, a Prefeitura de Foz do Iguaçu, a Fundação Cultural, o Convention& Visitors Bureau e a Itaipu Binacional – principal patrocinadora.

Ajuda de Itaipu

Em comum entre os discursos na coletiva de imprensa, a expectativa por um Natal que vai marcar época na cidade e o sentimento de gratidão pelo decisivo apoio da Itaipu Binacional. “Sem o braço amigo da Itaipu seria impossível realizar este Natal”, disse o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro. “Fica aqui o nosso agradecimento. Queremos ser referência turística no Natal do Brasil e esta ajuda é fundamental neste sentido.”

O diretor-presidente da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, endossou as palavras do prefeito. “Sem parcerias como essa seria impossível fazer este evento, com o qual pretendemos deixar Foz do Iguaçu entre as principais festividades de Natal do Brasil”, disse. A primeira-dama e coordenadora da comissão organizadora do Natal de Foz, Rosa Maria Jerônimo, resumiu o otimismo da equipe que está na linha de frente da organização. “Vai ser um Natal para entrar para a história de Foz do Iguaçu.”

Autoestima

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Luiz Fernando Leone Vianna, diz por que a empresa atendeu ao convite da Prefeitura para ajudar na realização da festa. “Nossa intenção foi contribuir para resgatar a autoestima do iguaçuense e, também, mostrar aos visitantes nossa capacidade de preparar uma festa que, sem dúvida, vai emocionar os mais diferentes tipos de público”, afirmou.

O investimento deste ano incluiu o Gramadão da Vila A, que já era tradicionalmente utilizado pela Itaipu para espetáculos de Natal. “É um resgate importante daquele espaço, que hoje faz parte de uma das regiões mais populosas de Foz do Iguaçu”, disse. A infraestrutura já existente no Gramadão, lembrou ainda, facilita as duas grandes apresentações deste ano, a do auto de Natal da Companhia Sorriso de Encanto de Natal e a da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Representando o diretor na coletiva de imprensa, a chefe da Assessoria de Comunicação Social da Itaipu, Patrícia Iunovich, ressaltou o retorno da programação natalina ao Gramadão e a apresentação dos dois autos de Natal. “Tenho certeza de que a família iguaçuense e os visitantes vão se emocionar.”

O assessor da Diretoria Geral Brasileira da Itaipu, Alexandre Teixeira, um dos organizadores da programação do Natal de Foz 2017, destacou o sentimento que une as equipes envolvidas na coordenação do evento. “O Natal deste ano quer que todos nós pensemos em sermos mais solidários, mais compreensíveis, mais acolhedores em 2018. Acreditamos que essa é a fórmula da mudança para um mundo mais sustentável.”

Decoração

A decoração natalina começa a ser instalada já a partir desta quarta-feira (15), em trechos das principais avenidas de Foz do Iguaçu, começando pela área central da Avenida Brasil. O corredor turístico, formado pelas avenidas Brasil, Jorge Schimmelpfeng, JK (terceira pista) e das Cataratas receberá motivos decorativos nas cores típicas natalinas.

A gestora do projeto estrutural do Natal de Foz, Márcia Hanzen, anunciou algumas mudanças na iconografia do evento, com a inclusão da cor verde aos tradicionais vermelho e dourado. Outra novidade será a iluminação dos 222 banners espalhados pelo corredor turístico. “Luz e interatividade, com muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, serão as bases das estruturas montadas na Praça da Paz e no Gramadão. Tudo para que este seja o melhor Natal dos últimos tempos na cidade”, afirmou.

Programação

A programação começa no dia 30 de novembro, com a apresentação do auto de natal da Companhia Arte & Manha, de Guarapuava, e segue até 22 de dezembro. Às terças, quartas, quintas e sextas-feiras haverá apresentações na Praça da Paz; aos sábados e domingos, no Gramadão. Com a divisão da festa em dois espaços, a expectativa é garantir maior diversidade de público e movimentar a economia do município.

Tanto no Gramadão como na Praça da Paz haverá shows de cantores expoentes, de pratas da casa de Foz do Iguaçu e de atrações populares, como a dupla sertaneja Willian e Renan. No Gramadão, além do auto de Natal, será montado um palco especial, próximo à Concha Acústica, para receber a Orquestra Sinfônica do Paraná, com mais de 85 integrantes.

Nas alturas

Nos dias 2 e 3 de dezembro, a Companhia Sorriso com Arte apresenta seu espetáculo Encanto de Natal no Gramadão. O auto natalino utiliza uma infraestrutura impressionante, com um palco a oito metros de altura e guindastes para performances aéreas.

Os 32 integrantes, entre atores, bailarinos, acrobatas, músicos e técnicos, contam uma história natalina utilizando todos os recursos cênicos. Mas o que promete deixar o público boquiaberto são as acrobacias aéreas, a 52 metros de altura. Suspensos por um guindaste, os atores realizam performances nos céus, no papel de anjos e de outros personagens, além do próprio Papai Noel.

Depois do primeiro final de semana de dezembro, com a apresentação do auto de Natal, o palco do Gramadão volta a ser ocupado no sábado e domingo seguinte pela Orquestra de Viola Lindeira, projeto que conta com apoio de Itaipu. Nos dias 16 e 17, será a vez da Orquestra Sinfônica do Paraná.

PMFI




Deixe aqui seu comentário



Veja mais notícias: ,