Local

Dia da Arte da Unioeste terá abertura com a atriz Lucélia Santos

radiocultura - 06/12/2017

A cineasta e atriz Lucélia Santos é a convidada especial para o lançamento do projeto Dia da Arte, na próxima segunda-feira (11), na UNIOESTE Foz do Iguaçu. A palestra com a atriz integra a 4ª Sessão Plenária do Fórum da Comunidade. A sessão tem início às 19 horas e a palestra começa às 20 horas, no auditório Alcibíades Luiz Orlando, no campus da universidade.

O “Dia da Arte” foi desenvolvido para a promoção de apresentações artísticas para a comunidade universitária e externa – com artistas locais, regionais, e nacionais, e internacionais em parcerias com as instituições culturais. A proposta da atividade é fomentar e articular outras demandas culturais, como organizações docentes e discentes artísticas, festivais, feiras, varais, saraus e outras ações relacionadas ao fomento da cultura.

Papel social do artista – Na palestra de lançamento do projeto, a atriz Lucélia Santos vai abordar o papel social do artista, para construção de uma sociedade e nas transformações sociais.

Lucélia tem 45 anos de carreira e protagonizou muitas novelas que hoje são clássicos da teledramaturgia brasileira como Locomotivas (1977), Feijão Maravilha (1979), Água Viva (1980) Ciranda de Pedra (1981), Guerra dos Sexos (1983), Vereda Tropical (1984) e Sinhá Moça (1986). Além da clássica adaptação para TV de Escrava Isaura em 1976.

No cinema fez os filmes consecutivos (Álbum de Família, Bonitinha, Mas Ordinária e Engraçadinha) e a minissérie “Meu Destino é Pecar” para a TV Globo em 1984, todos baseados na obra de Nelson Rodrigues. Ganhou o Kikito de Melhor Atriz em 1982 no Festival de Cinema de Gramado por sua perfeita atuação como Luz Del Fuego.

Em 2011, o documentário “Timor Lorosae- O Massacre Que o Mundo Não Viu” (link do Youtube: https://goo.gl/dnNvfW ) marca sua estreia como diretora de cinema e confirma sua posição de apresentar assuntos pouco abordados, divulgando uma causa que vem defendendo há anos.

Cultura e Comunidade – A partis das 19 horas, a quarta Sessão Plenária do Fórum da Comunidade vai abordar os aspectos culturais e artísticos que podem ser podem ser desenvolvidos com a efetiva participação da universidade. As inscrições para a sessão plenária podem ser feitas no site da Unioeste .

Assessoria




Deixe aqui seu comentário



Veja mais notícias: ,